terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não perca a revista Caras com Orlando Morais, Gloria Pires, Luiza Brunet e a irmã na capa.


O cantor promove jantar e apresenta as petites casseroles da cozinha francesa, nova coleção de Caras.
952
2 DE FEV. DE 2012 EDIÇÃO 952 - ANO 18

Orlando Morais e Gloria Pires recebem Luiza e Leide.




Festeiro e excelente anfitrião, Orlando Morais (50) cuida também dos preparativos que antecedem a uma reunião com amigos, quando deixa aflorar seus dotes culinários. Com a mulher, Gloria Pires (48), o cantor e compositor mais uma vez colocou isso em prática da maneira como os dois gostam de receber seus convidados em Paris, onde ele está radicado há quatro anos. Enquanto a atriz entretia a modelo Luiza  Brunet (49) com a irmã, a decoradora Leide Botelho (48), o cantor e compositor preparou um delicioso jantar servido com algumas das 39 peças produzidas em cerâmica, porcelana, alumínio e bambu da coleção Petites Casseroles da Cozinha Francesa, que vai ser distribuída gratuitamente na compra da revista CARAS durante 48 semanas, a partir desta quarta, 1º de fevereiro.

 “Este ambiente é totalmente mais meu do que da Glorinha. Ela é mais da arrumação. Venho de uma família de sete irmãos e todos cozinham muito bem. Então, quando nos encontramos, é uma briga diante do fogão para saber quem vai preparar o que e todo mundo se empurra querendo se exibir”, diverte-se ele. 

Orlando é muito bom nessa área, só não prepara deliciosos pratos todo dia porque trabalhamos bastante. Mas, de vez em quando, temos um tempo para receber amigos como Luiza. Ela é sempre muito querida, doce, uma deusa em todos os sentidos, não só pela questão estética, mas pela pessoa que é”, atestou Gloria, que retornou ao Brasil no início do segundo semestre de 2010 por conta da agenda profissional. Desde então, o cantor vive na ponte aérea Paris-Rio para rever a família.





Na temporada europeia, Orlando descobriu novos sabores. “Já conhecia bastante, mas, na verdade, aprendo sempre. Adoro comida, ir a bons restaurantes, trocar informações com os chefs, experimentar temperos. Possuo essa alquimia. No meu apartamento, na França, temos essas petites casseroles, muito usadas no país. São charmosas, a comida fica mais juntinha e assim dá um outro sabor”, contou o cantor às convidadas, antes de desejar bon appétit. Luiza, então, destacou ter sido a capital francesa o destino de sua primeira viagem ao velho continente, no início dos anos 80. 

É uma cidade que emociona, a minha predileta. Me remete a boas lembranças, moda divina, gastronomia rica. É um charme servir porções individuais. O Brasil está descobrindo como a boa louça enfeita a mesa. Essas casseroles vão ser objeto de desejo no País inteiro e semanalmente vou comprar todas”, enfatizou.


O quarteto brindou ao encontro com vinho tinto e saboreou iguarias como cassoulet de legumes e de frutos do mar nas petites casseroles quadradas e redondas, que tanto podem ir ao forno quanto ao micro-ondas e à lava-louças. Na hora de servir Gloria, com quem começou a se relacionar há 24 anos, Orlando surpreendeu e fez uma declaração de amor: 

Eu queria tanto que você soubesse que minha vida não seria nada sem você”, cantarolou ele. “Não tenho dúvidas de que ela e os nossos filhos, Bento, Ana, Antonia e Cleo, são as pessoas mais importantes para mim. Eu escolhi Glorinha e vice-versa, ela é uma história única na minha cabeça”, acrescentou ele. 

A cena deixou Luiza e Leide encantadas. “Quando tive a oportunidade de trabalhar com ela em Anjo Mau, pude conhecê-la um pouco mais. É um exemplo de mulher brasileira. Orlando também é muito bacana. Ser recebida por esse casal é um luxo”, ressaltou a modelo, frisando que os quatro pertencem a uma geração que privilegia a família. 


Como eles têm muitos filhos, imagino que na casa deles exista sempre um movimento de comida farta e saborosa. Igual ao Orlando, gosto dessa função de cozinhar. Quando minha filha, Yasmin, vem de Nova York, ela garante que ninguém prepara um risoto melhor do que eu. Então, me sinto privilegiada. Tudo o que você faz com prazer, fica melhor”, acrescentou a modelo, enquanto pegava um tomate na casserole da atriz, provocando gargalhadas à mesa. No encontro, Paris foi tema recorrente. 

Nesta nossa temporada lá, pela primeira vez vivi em algum lugar onde não sabiam quem eu era. Esporadicamente, encontrava alguém no metrô que me reconhecia, afinal é a cidade mais visitada por turistas. Mas no dia a dia, na escola das crianças, no mercado, ninguém sabia nada sobre mim. Era apenas uma mãe de família. Desde Dancin’ Days, trabalho que me projetou, entro no lugares e as pessoas me olham. Me habituei, mas não ter isso no dia a dia foi fantástico, restaurador”, confessou Gloria. 

Orlando exemplificou outros pontos atraentes. “O fato da celebridade não ser tão festejada. Lá comemoram a vida comum, como levar a criança na escola, o hábito de ir ao mercado, pegar o metrô, não pertencer a tribos, ser apenas você. Quando Gloria e as crianças estavam comigo, ficava na função de ajudar no colégio, passeios de domingo. Hoje, me ocupo com os projetos profissionais, como a gravação do programa Lá, exibido pelo Canal Brasil”, disse ele. Após o jantar, Orlando tocou ao piano para sua musa inspiradora a canção Ne Me Quitte Pas, sucesso de Jacques Brel (1929 - 1978).



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gloria Pires é A Mãe da Barra - As Brasileira

A personagem de Gloria Pires promete ser muito ligada a família. A atriz, que tem quatro filhos, irá mostrar sua experiência na minissérie 

“A mãe da Barra”, protagonizado por Gloria Pires, foi pensado mesmo para ser no Rio.

— Escrito por Thalita Rebouças, ele aborda a relação de mãe e filha. Talvez, haja uma continuidade. Então, é importante que seja ambientado neste lugar — avalia Cris.


sábado, 28 de janeiro de 2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Gloria Pires e Orlando Morais em campanha para revista Caras.




Gloria Pires, Orlando Morais e Luiza brunet estrelam campanha da Coleção Petites Casseroles da Cozinha Francesa de CARAS. Todo charme da gastronomia francesa em 39 peças exclusivas, GRÁTIS com a sua revista CARAS.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os 50 anos de Orlando Morais com a família

Gloria Pires abriu ontem, 22, os salões de sua bonita casa no Itanhangá, zona oeste do Rio, para comemorar os 50 anos do marido, Orlando Morais.Festa linda, farta, chique, mas restrita à família e aos amigos da vida toda. Do meio artístico, apenas Louise Leal, Narjara Turetta, Lucinha Lins e Claudio Tovar - todos grandes amigos do aniversariante.Orlando foi cercado pelo carinho dos filhos e da família, que veio especialmente de Goiânia. Toda ela capitaneada pela mãe do compositor, D. Odicia.

Em casa, Rio, o cantor entre a mulher, os filhos, Antonia, Bento e Ana, a enteada, Cleo, com o marido, João Vicente.


Com uma festa bem íntima, registrada com exclusividade por CARAS, ele ganhou o carinho da mulher, a atriz Gloria Pires (48), e dos filhos, Bento (7), Ana (11) e Antonia (19), além da enteada, Cleo Pires (29), acompanhada do marido, o publicitário João Vicente de Castro (28). “Estou adorando essa fase. Nunca tive problema em dizer minha idade. Temos que comemorar cada ano por conseguir estar vivo, feliz, com saúde. Me desejaram mais 50 anos. Espero mais 150, adoro a Terra, a maneira como vivo. Sou realmente realizado. Em um mundo tão violento e complicado, me sinto privilegiado de ter uma família, ser livre, fazer meu trabalho e ver meus filhos se encaminhando”, ressaltou ele, ao lado da mãe, a artista plástica Odícia de Morais (75).
Mesmo em ritmo exaustivo por estar rodando um longa sobre a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999), Gloria fez questão de realizar a festa para o marido, com quem está há 24 anos. “É importante celebrar, ainda mais essa data, 50 anos bem vividos, de vitórias. Sinto orgulho de tudo o que ele conquistou. Costumo dizer que a minha vida é antes e depois do Orlando. Ele é tudo para mim, uma bênção, me ensinou tantas coisas. E está lindo, atravessa uma fase maravilhosa”, desmanchou-se Gloria. “Nos propusemos aceitar um ao outro como somos. Esse é o maior segredo da relação. Nosso amor é maior do que qualquer coisa”, devolveu Orlando.


Ele recebe o bolo usando o relógio que ganhou de Gloria.
O cantor estava feliz ainda por Cleo ter antecipado o retorno de Paris, onde passou o réveillon. “Não consigo pensar em nada que meu pai não tenha, a trajetória é linda. Desejo que continue com inspiração e coragem de quebrar paradigmas, permanecer grandioso como é”, frisou a atriz. “Eu e Orlando nos tornamos muito amigos, rimos juntos sem parar, amo esse cara”, completou João Vicente. Emocionado com o carinho do casal, Orlando não escondeu que anda alimentando um desejo. “Tenho pena de não ter ainda mais filhos. Já falei para Cleo, espero ansioso um neto”, disse ele. “Eu e João estamos querendo, mas vou gravar As Brasileiras e depois tem a novela Salve, Jorge!, de Glória Perez, então, vamos adiar o projeto do time de futebol”, divertiu-se Cleo. Antonia também exaltou o pai. “Não poderia ter presente melhor do que conviver com ele”, garantiu ela, enquanto se comovia com o Parabéns a Você, com a participação do aniversariante ao piano.

Na sala, Orlando acompanha ao piano o coro de Parabéns a Você puxado por amigos e familiares.

O cantor é abraçado pela mãe, a artista plástica Odícia. Radicado há quase quatro anos em Paris, ele veio ao Brasil passar as festas de fim de ano e o aniversário. O retorno à França está marcado para o fim de fevereiro.

Confira as imagens que a atriz e amiga de Gloria Narjara Turetta postou em seu twitter:
Narjara, Glorinha e Regina Duarte

Esse trio arrebenta!!

Glorinha paparicando sua "neta" Bijoux

Gloria e Orlando comemorando os 50 anos do cantor e compositor

Glorinha e Narjara, amigas a mais de 30 anos!

Os sapatos da diva Gloria Pires

Mãe do cantor, Orlando, Cleo e Antonia





sábado, 21 de janeiro de 2012

Gloria Pires será 'A Mãe da Barra' em 'As Brasileiras'


Ainda a ser confirmado e sem data para ir ao ar é bastante grande a expectativa em torno da participação da atriz Gloria Pires na série'As Brasileiras'. Com 16 episódios já prontos, Gloria Pires entrou com outras 5 atrizes (incluindo Cleo Pires) para serem protagonistas dos 6 últimos episódios.
'A mãe da Barra' não poderia se encaixar melhor para o episódio protagonizado pela atriz que se divide entre ser Mãe, esposa, amiga e excelente profissional.
Acompanhem Aqui todas as informações a respeito da série 'As Brasileiras'

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Gloria Pires visita amiga da sua próxima personagem no cinema



Gloria Pires esteve recentemente na casa de dona Zoé Chagas Freitas, na Vieira Souto, para conhecer um pouco mais as manias, o jeito, a personalidade da Dra Nise da Silveira, a quem vai representar no cinema, no filme sobre a vida da psiquiatra, com direção de Roberto Berliner. D. Zoé, ex-mulher do Governador Chagas Freitas, foi muito amiga de Nise, com quem trabalhou muitos anos. Gloria parecia encantada com as informações recebidas – a precária foto dá uma ideia da sua atenção ao assunto. Na década de 50, Nise da Silveira criou, num hospital psiquiátrico, um atelier para os doentes mentais pintarem. Daí, apareceram artistas, como Arthur Bispo do Rosário, que chegou a ser considerado um gênio por muitos.




Blog Lu Lacerda

Destaque em 2011: Gloria Pires

A "dama das novelas brasileiras" já tem projetos para 2012: está escalada para o remake de Guerra dos Sexos e para um filme de Roberto Belini.

Karina Costa
27/12/2011


A atriz teve sua vida contada por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti na biografia "40 anos de Gloria", lançada em 2010. Foto: Marcelo Faustini


Tempo de Mulher foi criado para falar sobre a nova mulher brasileira. Ela que consegue se adaptar a diversas realidades, que acrescenta funções e mantém o equilíbrio entre família, trabalho e vida social. A mulher brasileira consegue ser multifuncional e ainda deixa seu sentimento em tudo que faz. Para homenageá-las, desde nossa criação elegemos as que representam a personalidade feminina. Elas são determinadas, batalhadoras, exemplo de dedicação e comprometimento, sãoMulheres para Admirar.

Hoje vamos falar sobre Gloria Pires, atriz que roubou a cena na novela das 9h, Insensato Coração, da TV Globo, que teve seu último capítulo exibido em 19 de agosto de 2011. Como Norma Pimentel, pagou com a vida o preço de se apaixonar por um canalha. A insensatez de sua personagem foi o trunfo para que arrebatasse mais fãs do que já conquistou ao longo de 40 anos de estrada.

Sucesso é sinônimo na carreira de Gloria Pires, 48 anos, casada e mãe de quatro filhos, considerada a "dama das novelas brasileiras". Não é para menos, já que a carioca cresceu praticamente sob os holofotes - seu pai, Antônio Carlos Pires, era comediante -, e apareceu em frente às câmeras pela primeira vez aos 5 anos, em A Pequena Orfã, da extinta TV Excelsior. 

Curiosidade é que o registro foi mantido apenas na abertura da novela: "Ela tinha um problema de hemorragia nasal e a iluminação forte do estúdio de gravação a fez ter uma crise, que motivou o imterrompimento das gravações. Para completar, uma atriz da telenovela fazia um papel de megera, que a deixou extremamente assustada", conta Eduardo Nassife, que junto com Fábio Fabrício Fabretti, colheu essas e outras histórias para 40 Anos de Glória, biografia da atriz lançada em 2010.

Apesar do episódio, no começo da década de 70, a atriz seguiu em frente com a carreira e participou de diferentes programas da linha de shows da Globo, caso de Satiricom, Faça Humor, Não Faça Guerra e Chico em Quadrinhos. Nessa mesma época, sofreu outro trauma profissional: em 1972, não foi selecionada pelo diretor Daniel Filho para a novela Meu Primeiro Amor, por ser considerada feia. Ferida, mas ainda persistente, foi à luta e, seis anos mais tarde, foi a escolhida do mesmo Daniel Filho para viver a filha de Sônia Braga em Dancin Days. A bem sucedida interpretação lhe rendeu sua primeira protagonista em Cabocla (1979), de Benedito Ruy Barbosa.



Dona Norma, como era chamada pelo trapaceiro Léo (Gabriel Braga Nunes) virou musa pop e ganhou até camiseta em sua homenagem Foto: loja Apenas Rabiscos 


40 anos de Sucesso

É difícil dizer um papel em que Gloria não tenha alcançado êxito. Quem não se lembra de sua Maria de Fátima, que dividia as vilanices com a atriz Beatriz Segall (a famosa Odete Roitman) na tramaVale Tudo (1988), de Gilberto Braga? Ou a doce Ruth e sua irmã gêmea e má, Raquel, que interpretou com maestria em Mulheres de Areia (1993)? Ou a Rafaela Berdinazzi, de O Rei do Gado (1996)?

Gloria fez sucesso também como as protagonistas Nice, de Anjo Mau (1997) e suas duas facetas como Maria Inês e Lavínia de Suave Veneno (1999). Na mesma década, pisou no tapete vermelho das estrelas internacionais durante cerimônia do Oscar e representou o Brasil com o filme O Quatrilho, dirigido por Fábio Barreto, indicado em 1996 como Melhor Filme Estrangeiro.

Os anos passaram, a carreira esfriou para muitas atrizes e tantas outras surgiram, mas Gloria Pires continua em evidência no reino da teledramaturgia. Na última década, viveu mais personagens de destaque na TV. Desejos de Mulher (2002), Belíssima (2005) e Paraíso Tropical (2007) foram as três novelas que fez antes de partir com a família para a França, onde viveu durante três anos.

Na telona

Gloria sumiu das telinhas mas, incansável, não parou de trabalhar como atriz. Levou o público às gargalhadas com a segunda parte da comédia Se Eu Fosse Você, dirigida por Daniel Filho, e estrelada ao lado de Tony Ramos, além de protagonizar É Proibido Fumar, escrito e dirigido por Anna Muylaert, ambos filmes de 2009. No primeiro dia do ano de 2010, lá estava ela novamente nas telonas, agora como dona Lindu, mãe do ex-presidente do país, em Lula, O Filho do Brasil.

Projetos para 2012

Gloria volta com tudo em 2012 para as telinhas e telonas. Na TV Globo, já tem papel reservado para o remake da novela Guerra dos Sexos. No cinema, se prepara para viver uma psiquiatra emNise da Silveira - A Senhora das Imagens, filme de Roberto Belini. 

Também deve estrear em longa de Bruno Barreto. Ela vai interpretar uma personagem homossexual no filme A Arte de Perder, mais especificamente a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, que viveu um romance com a poeta norte-americana Elizabeth Bishop. Além disso, a vida da própria atriz deve virar um documentário, de acordo com o plano dos autores de sua biografia.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Confirmadíssimo, Gloria Pires fará a série! "Daniel Filho escolhe as outras seis protagonistas de 'As brasileiras'

Por: Carla Bittencourt em



E por falar em "As brasileiras", Daniel Filho já escolheu as seis últimas protagonistas da série. São elas: Cleo Pires, Gloria Pires, Dira Paes, Bruna Linzmeyer, Juliana Alves e Mariana Ximenes. Elas ainda não têm nada para gravar - as outras 16 estrelas já estão com o trabalho feito.


O time fica com completo com Claudia Jimenez, Maria Fernanda Cândido, Alice Braga, Suyane Moreira, Isis Valverde, Giovanna Antonelli, Leandra Leal, Juliana Paes, Sandy, Patrícia Pillar, Ivete Sangalo, Juliana Laves, Xuxa, Letícia Sabatella, Fernanda Montenegro e Maria Flor.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Christiane Torloni X Gloria Pires: quem é mais elegante?

Christiane Torloni e Gloria Pires estão entre as melhores atrizes do Brasil. Com inúmeros personagens de sucesso, são referências em profissionalismo e estilo para muitas mulheres. 

No post de hoje quero convidar você a deixar a sua opinião sobre essas produções de moda. Compare e comente!

Christiane Torloni tem 54 anos e foi casada com o diretor Denis Carvalho. Tem um estilo clássico e adora investir em peças atemporais, especialmente alfaiataria. Observe o uso das camisas e blazers e da bota montaria clássica com jeans.

christiane1 Christiane Torloni X Glória Pires: quem é mais elegante?
Gloria Pires tem 48 anos já foi casada com Fábio Júnior, pai de sua filha e atriz Cléo Pires. Atualmente é casada com o compositor Orlando Moraes, com quem teve três filhos. Seu estilo também é clássico, mas Glóoia investe muito nas saias longas e decotes mais atraentes. Também capricha nos acessórios e costuma usar produções monocromáticas. Olha só:

gloria1 Christiane Torloni X Glória Pires: quem é mais elegante?
 
Fotos: Divulgação

R7 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Palmas de Gloria Pires e Orlando Morais para estreia de Antonia no teatro

Gloria Pires e Orlando Morais admiram a performance da jovem Antonia Morais no palco em apresentação que encerra o seu curso de Artes Dramáticas

 Na peça, a jovem dança, apanha e protagoniza cenas de beijos na boca com seu parceiro de palco, Claudinho Cunha. Da plateia, os pais, acompanhados de outra herdeira, Ana (11), aplaudiram de pé a performance dela. Antonia segue os passos também da irmã mais velha, Cleo Pires (29), do relacionamento de Gloria com Fábio Jr. (58), e do avô materno, o comediante Antônio Carlos Pires (1927-2005). “Estou muito feliz. Hoje foi um dia de realização. Dei um grande passo na minha vida e isso é bastante gratificante”, comemorou a iniciante, que já fez uma breve incursão no cinema, atuando no curta Almost, além de ter estrelado juntamente com a mãe campanha promocional de uma marca de calçados e bolsas. “Desde pequena, eu desejava ser atriz ou cantora. Brincava de atuar com meus primos e era sempre a estrela!”, acrescentou Tota, como é chamada pela família. Bastante ligada aos pais e aos irmãos, ela e Cleo tatuaram cada uma, em 2010, a palavra “soeurs”, que significa irmãs em francês.
Orgulhosa de Antonia, Gloria, uma das grandes estrelas da TV e do cinema, revelou que a vocação da segunda filha a se espelhar em sua carreira é realmente antiga. “Tota teve esse despertar muito cedo. A gente percebia claramente que ela seria atriz, mas nunca dá para garantir com certeza, porque, às vezes, a pessoa tem um temperamento quando é criança e muda depois que cresce”, explicou a atriz, de férias das novelas desde o fim de Insensato Coração, em agosto de 2011. Ela enfatizou que a dedicação da herdeira do seu casamento de 23 anos com Orlando tem sido intensa. “Minha filha está envolvidíssima com a arte dramática, estudando muito, aprendendo com gente que sabe. Ela escolheu isso e foi à luta. Concluiu a Oficina de Atores da Globo e acredito que o teatro proporcione o melhor aprendizado possível”, afirmou Gloria, ressaltando que a decisão de Antonia não é definitiva. “Ela tem outros interesses também. Ama fotografia, moda, adora escrever, canta, toca piano e fez dança. Então, tem um panorama bastante amplo. Tota está descobrindo o mundo dos sonhos dela”, contou a mãe. “Acho que a coisa mais importante é a gente ser feliz fazendo aquilo que quer. E, se puder ganhar algum dinheiro, aí é perfeito. É isso que ela está buscando. Antonia está indo pelo caminho certo”, completou Gloria.


 Sem temer a fase inicial na vida profissional da filha, Orlando vê semelhanças da sua trajetória com a da primogênita. “Não tenho medo. Primeiro, porque ela é parecida comigo, é muito pessoal nas coisas dela e bem livre, faz do jeito e da maneira que quer”, revelou ele, pai ainda de Bento (6). Sobre a vocação dos caçulas, o músico dá algumas pistas. “A Ana brinca, fala que quer ser atriz. Eu digo: ‘Minha filha, faça o que você quiser’. O Bento diz que será lutador ou policial, mas agora quer tocar bateria também e ser escultor de gelo. Ele coloca as formas no congelador, depois pega aquilo gelado e quer botar no meu colo. (risos) A gente vai conversando. Eles têm capacidade, discernimento, foram criados com muita verdade. Vou sempre apoiá-los”, contou o cantor e compositor que lançou, em novembro, o DVD Sete Vidas. Orlando, que está radicado há quase quatro anos em Paris e vem ao País pelo menos uma vez ao mês para visitar a família, também acumula a função de apresentador. Ele pode ser visto na telinha no Lá, do Canal Brasil. “Meu pai é a pessoa mais incrível que conheço, o melhor em tudo: compositor, cantor, pai, psicólogo. Nós conversamos sobre qualquer tema”, enalteceu Antonia.


 Orlando e Gloria ao lado de Narcisa Tamborindeguy

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sinopse do filme 'Nise da Silveira - A Senhora das Imagens'

Nesse inicio de 2012 Gloria Pires se dedica ao filme 'Nise da Silveira - A Senhora das Imagens'.


Aconteceu um milagre, na década de 1950, no Brasil. Os mais importantes museus de arte moderna abriam seus salões para artistas de que nunca se ouvira falar. Muitos críticos assinalaram que essas exposições revelavam pintores que, apesar de desconhecidos, deveriam desde já ser considerados entre os maiores artistas brasileiros do século. Falou-se que essa explosão inédita de arte e beleza indicava que algo, comparável com a Renascença, poderia estar acontecendo no Rio de Janeiro. Por trás deste milagre não havia nenhuma academia de artes, nenhum mecenas ou marchand. Apenas uma psiquiatra, ridicularizada por seus colegas, e um ateliê de pintura, criado por ela em um hospital psiquiátrico nos subúrbios da cidade. Os artistas eram esquizofrênicos pobres, internados, alguns há várias décadas, abandonados por suas famílias e desenganados pelos médicos.
Este filme conta a história deste “milagre” e da vida dessa psiquiatra rebelde, franzina e cativante: a Dra. Nise da Silveira.


SINOPSE

O filme começa em 1944, quando a psiquiatra Nise da Silveira volta ao Hospital Pedro II, no Engenho de Dentro, depois de 2 anos de prisão e 6 de exílio. Lá se depara com novos métodos de tratamento, como o eletro-choque e a lobotomia. Ao se recusar a executar os novos métodos, Nise é rebaixada para a Terapia Ocupacional, uma área comandada por enfermeiros. Ela encara a oportunidade como um desafio, uma forma alternativa aos métodos vigentes e constrói naquele espaço uma “ilha de amor” dentro do Hospital. Cria oficinas de jardinagem, bordado, dança, teatro e o ateliê de modelagem, desenho e pintura. Passa a tratar os pacientes como clientes e dá a eles a oportunidade de se expressar através da arte. Ali são revelados grandes artistas, antes considerados incuráveis, e aí começa sua viagem pelo inconsciente.
Seu trabalho começa a gerar resultados, Nise ganha confiança e passa a levar os internos para passeios na praia e na Floresta da Tijuca. Outra grande descoberta acontece quando percebe a importância dos animais na convivência com os esquizofrênicos e passa a entregar cães para que seus “clientes” cuidem deles. Em pouco tempo os animais ganham o status de co-terapeutas. O tratamento dá grandes resultados, transformando-os em pessoas mais calmas, afetuosas e comunicativas.

Ao aprofundar o estudo das obras, Nise descobre que estas expressavam sentimentos guardados, muitas vezes reprimidos, que aqueles pacientes não tinham capacidade de externar. Imagens que vinham do inconsciente. Nise mergulha na obra de Jung, seu grande mentor, com quem começa uma longa correspondência. Jung a aconselha a estudar a mitologia, e assim Nise estabelece outro alicerce de seu trabalho.

As praticas de Nise têm grande impacto tanto dentro quanto fora do hospital. De um lado os médicos; defensores da psiquiatria convencional que viam em Nise uma ameaça, de outro os intelectuais e artistas, que tinham grande admiração e passam a freqüentar o Hospital, ajudando-a a desenvolver seus métodos de tratamento.

A única forma de reagir aos constantes ataques dos médicos que Nise encontrou foi mostrar ao mundo o que se passava no Engenho de Dentro. Mesmo acreditando que mais que obras de arte, as pinturas e esculturas dos pacientes eram documentos da importante pesquisa que fazia, foi pela arte, através de uma grande exposição, que Nise salvou seu trabalho. A cobertura da imprensa, e a notoriedade que alcançou transformou sua realidade no hospital, trazendo uma relativa melhora nas condições de trabalho. Mesmo assim, Nise se recusou a vender qualquer obra, demonstrando assim que as imagens do inconsciente, até hoje guardadas no Museu, não são mercadorias, mas partes indissociáveis de uma bela estrada pelas profundezas da psique humana.

Nise da Silveira nunca foi modesta. Uma intelectual estudiosa e obstinada que dedicou sua vida aos livros, aos loucos e aos animais. Sempre soube da grandeza de seu trabalho e nunca desviou de seu foco, nem por dinheiro, nem por fama. Nise sempre contestou, sempre olhou para onde ninguém olhava e baseou todo seu trabalho no afeto. E através disso, descobriu entre os loucos miseráveis e incuráveis, artistas considerados geniais pelos críticos de arte.

O filme conta a incrível história de amor entre essa heroína e seus artistas que surgem de um dos piores lugares da terra: o hospício do Engenho de Dentro.

Créditos

Direção Roberto Berliner
Gloria Pires como Dra. Nise da Silveira

produção executiva Rodrigo Letier e Lorena Bondarovsky
fotografia André Horta
direção de arte Daniel Flaksman
figurino Cris Kangussu
produção de elenco Guilherme Gobbi e Dani Pereira
distribuição Imagem Filmes
roteiro final Patricia Andrade e Roberto Berliner
roteiro Flavia Castro, Mauricio Lissovsky, Maria Camargo e Chris Alcazar

TvZero 

Nise da Silveira

Hoje pela manhã no Twitter Oficial da atriz ela postou uma foto,onde está senda maquiada para interpretar Nise da Silveira no cinema.Com a Legenda "Uirandê me maquiando para Nise da Silveira".