Biografia


Gloria Maria Claudia Pires de Morais
Leonina
Nascida em: 23/08/1963
Local: Rio de Janeiro
Profissão: Atriz

Filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires, tem uma irmã chamada Linda Pires. Já foi casada com o ator e cantor Fábio Jr, pai de sua filha, Cleo Pires, que hoje também é atriz. Atualmente, é casada com o músico Orlando Morais, com quem tem três filhos, Antonia (1992), Ana (2000) e Bento (2004).

Estreou na televisão com apenas cinco anos de idade, em 1969, na telenovela A Pequena Orfã, da TV Excelsior. Depois, em 1972 trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em Chico City
Durante a década de 1970, participou de diversos programas da linha de shows da TV Globo, como Satiricom, Faça Humor, Não Faça Guerra e Chico em Quadrinhos. Participou ainda de mais duas novelas, ambas assinadas por Janete Clair, O Semideus (1973) e Duas Vidas (1976).Considerada a "Dama das Novelas", fez o seu primeiro papel marcante na história das telenovelas em Dancin' Days (1978), de Gilberto Braga. Seu ótimo desempenho na trama, rendeu-lhe o papel de protagonista da novela Cabocla (1979), de Benedito Ruy Barbosa.
Na década de 1980, integrou o elenco de diversas produções, entre elas: Água Viva, Louco Amor, As Três Marias, Partido Alto, Direito de amar, e da minissérie O Tempo e o Vento.
Outra contribuição importante na TV foi em Vale Tudo, que é considerada por muitos como a melhor novela das 21h do país, por mostrar o Brasil de forma tão realista. Na trama, destacou-se como a terrível vilã Maria de Fátima e levou o título também da filha mais ingrata da televisão. Em 1990 fez os seguintes trabalhos: Na década de1990, acumulou participações em: Mico Preto, O Dono do Mundo, O Rei do Gado, Anjo Mau, Suave Veneno, e na minissérie Memorial de Maria Moura.
Brilhou também como as gêmeas Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia. Após três anos afastada das novelas, voltou à televisão em 2002, em Desejos de Mulher. Em 2005, protagonizou Belissima, de Silvio de Abreu, e em 2007 esteve mais uma vez numa trama do autor Gilberto Braga, Paraiso Tropical. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio Mário Lago, na homenagem dos Melhores do Ano, do programa Domingão do Faustão da Rede Globo de Televisão.
Desde Janeiro de 2011 Gloria Pires interpreta a surpreendente Norma Pimentel de Insensato Coração.

Uma Curiosidade sobre Gloria: Em toda sua carreira atuou somente em uma peça, no teatro, um espetáculo infantil que nem chegou a terminar.É uma atriz totalmente formada pela televisão, e mesmo nunca tendo feito uma peça teatral é considerada A MELHOR ATRIZ DE SUA GERAÇÃO(Na minha opinião é a MELHOR de Todos os tempos, insuperavel.)